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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/3KN33QL
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2015/12.04.13.49.12
Última Atualização2015:12.10.10.52.03 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2015/12.04.13.49.13
Última Atualização dos Metadados2021:02.11.18.16.38 (UTC) administrator
DOI10.5540/03.2015.003.01.0189
Rótulolattes: 0088337156908774 1 RoccoCost:2015:AvDeTr
Chave de CitaçãoRoccoCost:2015:AvDeTr
TítuloAvaliação dos desvios na trajetória originados pelo acoplamento entre o controle de atitude e de órbita em manobras orbitais com propulsão contínua
Ano2015
Data de Acesso05 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho615 KiB
2. Contextualização
Autor1 Rocco, Evandro Marconi
2 Costa Filho, Aguinaldo Cardozo da
Identificador de Curriculo1 8JMKD3MGP5W/3C9JH37
Grupo1 DMC-ETE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 evandro.rocco@inpe.br
2 aguinaldoccf@gmail.com
Nome do EventoCongresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 35 (CNMAC)
Localização do EventoNatal, RN
Volume3
Título do LivroAnais
Tipo TerciárioArtigo
Histórico (UTC)2015-12-04 13:49:13 :: lattes -> administrator ::
2021-02-11 18:16:38 :: administrator -> simone :: 2015
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveControle de Órbita e Atitude
Manobras Orbitais
ResumoExistem basicamente dois tipos de manobras orbitais: as que proporcionam a correção de órbita e as de transferência de órbita. Essas manobras exigem um sistema de controle que deverá ser constituído, dentre outras coisas, por subsistemas que atuem na órbita e atitude. O controle de atitude e órbita são subsistemas que podem interagir. Todavia, considerando um caso ideal, pode-se afirmar que não existe um acoplamento matemático entre atitude e órbita. Porém, na prática, o acoplamento ocorre quando o controle de órbita depende do apontamento de um propulsor fixo no veículo, que por sua vez depende da atitude. Assim, o controle de atitude deve seguir uma direção de referência fornecida pelo subsistema de controle de órbita. Mas os erros no controle de atitude, ou até mesmo o tempo de resposta do sistema, afetarão o controle de órbita. Portanto, o estudo da interação entre os sistemas de controle de atitude e de órbita faz-se necessário.
ÁreaETES
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDMC > Avaliação dos desvios...
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4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W/3KN33QL
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W/3KN33QL
Idiomapt
Arquivo Alvo1_rocco.pdf
Grupo de Usuárioslattes
simone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2011/03.29.20.55
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/446AF4B
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.45.41 3
URL (dados não confiáveis)http://proceedings.sbmac.org.br/sbmac/article/view/585/591
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel dissemination e-mailaddress edition editor format isbn issn lineage mark nextedition notes numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
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